• Pollyana Nunes

10 dicas para decorar seu imóvel alugado

As dúvidas sobre como podemos deixar um imóvel alugado mais aconchegante e com a nossa cara são frequentes. Afinal, como podemos transformá-lo sem grandes obras? Vale a pena investir? Continue lendo e descubra...



O nosso trabalho como arquiteta é algo que nos inspira todos os dias, porque trabalhamos

diretamente com as aspirações dos nosso clientes, transformando seu sonho em realidade (literalmente). Mas, mais do que "dar vida ao projeto" no papel, o arquiteto assume a autoria da concepção do imóvel, com isso sempre lhe vem a pergunta: compensa decorar um imóvel alugado? E eu te respondo: Lógico que compensa!


Afinal de contas, o mundo vem mudando com uma velocidade imensurável, assim como nosso conceito de morar hoje em dia.


Pense comigo: como era a divisão da casa dos seus avós? Havia sala de visita, sala de estar, quartos com portas se abrindo para uma copa, um banheiro apenas, cozinha pequena em relação ao tamanho da casa, e por ai vai...


Para efeito de comparação, cada dia mais vemos que se tem mais retorno alugando um carro, pagando aplicativo, do que arcar com as despesas do mesmo. Assim também acontece com quem tem aplicações e coloca na ponta da caneta os custos de um imóvel alugado.


Então, por que não fazer do seu alugado, o seu canto, a sua cara, de modo que se tiver que fazer uma mudança, você possa levar praticamente tudo?

Eu poderia lhe dar um milhão de dicas para decorar seu imóvel alugado com praticidade, de maneira que se você precisar se mudar, poderá levar a decoração junto. Vamos às mais práticas:


01- Pintura

Aquece o ambiente, personaliza e decora – Podemos fazer pintura com parede destaque, pinturas para cabeceira da cama e com formas geométricas, usando gabaritos ou mesmo fitas para demarcação. Cores que estão em evidência – tons neutros, como cinza – Algodão Cinzento ou Branco Suíço, da Coral; para os terrosos, Cinza de Grife, também da Coral, são tons aconchegantes e elegantes. Para a cor de destaque, uma dica é sempre puxar o tom mais forte da mesma paleta escolhida.


02 - Adesivos como revestimento

Há um tempo, até se usou mais. Hoje, com estilo mais contemporâneo ainda é "permitido", com formas geométricas ou até mesmo uma plotagem com padronagem específica em uma parede inteira. Um exemplo é o quarto dos filhos. Escolha um 7 Personagem ou cena daquele filme que eles curtem e plote, mande fazer um adesivo para a cabeceira da cama, vai fazer a alegria da criançada.


03 - Boiserie

São aquelas molduras de parede, que deixam o ambiente clássico e moderno. Antigamente, eram esculpidas em madeira; hoje, você encontra em gesso, poliestireno e até em EVA. Pode pintar na mesma cor da parede ou dar um destaque tom sobre tom.


04 - Rodapé

E por mais que seu alugado já tenha um, encontramos, hoje, no mercado um rodapé em MDF ou poliestireno com encaixe para áreas com rodapé existente. Indico alturas de 15 a 18cm, mais claro que o tom da parede.


05 - Cortinas

Não deixe de aquecer sua casa com elas. São complementos indispensáveis em qualquer ocasião.


06 - Laminado de click

São réguas em “madeira” que você pode instalar e retirar quando quiser, sem sujeira ou danificar o imóvel. Além do aconchego e da sofisticação, é pratico para limpeza.


07 - Painel em MDF

Para a sala, para os quartos, para o hall, cabeceira da cama e o que mais a sua imaginação permitir. De acordo com as tendências e com inúmeras variações, como: amadeirado, cortem, laqueado, cimento, cores e 3d... Esses painéis são fixados sem danificar o imóvel e é outra peça que você pode levar contigo, caso precise se mudar.


08 - Móveis prontos

Quem disse que os móveis planejados são os melhores? Podemos decorar com móveis prontos ou ainda fabricar de acordo com nosso ambiente, prevendo mudanças. Nesse caso, os móveis são criados em módulos, com design que dão liberdade de ampliação ou redução. Um bom exemplo são aparadores, racks e buffet.


09 - Iluminação

Não precisa rebaixar, a dica são os trilhos, que podem ser modulares, com a quantidade necessária de spots, de acordo com cada ambiente.


10 - Coleção de adornos

Como quadros, tapetes e nunca se esquecer das plantas - elas que humanizam, dão mais vida e, hoje, cientificamente comprovado em pesquisas sobre biofilia e bioarquitetura, que quando se tem decorações com plantas, você melhora sua saúde, desempenho, concentração e de quebra enriquece muito a decoração do seu alugado.


Deixo aqui algumas dicas para que você passe a chamar seu alugado de seu, seu cantinho, seu lar. E o meu conselho é que você não deixe de morar bem, enquanto estiver morando.



Para mais dicas, siga nas redes:

Instagram: @pollyanaarquitetura

Youtube: Bora pra Obra com a Polly