• Sarah Vieira

Como o score influencia no seu financiamento imobiliário

Recorrer a empréstimos e financiamentos pode ser uma saída na hora de comprar um imóvel, entretanto, para estar apto a pleitear alguma dessas modalidades é fundamental possuir uma boa "pontuação". Continue lendo e descubra porquê.


#legalizeimobiliaria #bloglegalize #legalizeexplica #financiamentoimobiliario



O sonho de ter o imóvel próprio, na maioria das vezes, é impedido em razão nos altos preços. Por essa razão, a alternativa é recorrer aos empréstimos e financiamentos, mas para a concessão de crédito, muitas empresas consultam o score de crédito.


Sendo assim, surge a seguinte pergunta: “como o score de crédito pode influenciar no meu financiamento imobiliário?”

O que é o Score de Crédito?


Score de crédito é a pontuação, a qual varia entre zero e mil pontos, resultante dos seus hábitos de pagamento e histórico no mercado de crédito. A cotação, mantida por órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa, é atrelada ao seu CPF, sendo analisada pelos bancos no instante da contratação de operação de crédito.


De fato: uma boa pontuação faz com que as instituições financeiras tenham uma maior confiança em sua capacidade no momento de realizar o pagamento e, futuramente, quitar a dívida.

O que é um bom Score?

De acordo com os dados do Serasa e como dito acima, a pontuação é variável. A classificação dos pontos se divide da seguinte forma:


• Até 300 pontos: Alto risco de inadimplência;

• Entre 300 e 700: Classificado como médio;

• Superior a 700 pontos: Considerado baixo risco de inadimplência.



Como conseguir o score aceitável para o financiamento do imóvel?


O que realmente chama atenção, é que a pontuação a partir de 700 já é considerada a mínima para a obtenção de um financiamento imobiliário, ou seja, quanto mais próximo da pontuação máxima estiver, mais chances você terá de conseguir o crédito para comprar o imóvel desejado e, consequentemente, com as menores taxas.


O consumidor pode consultar sua pontuação na página do Serasa[1] ou do SPC Consumidor Positivo[2] de maneira gratuita. Se após a consulta, você percebeu que seu score não é suficiente para conseguir um bom financiamento imobiliário, siga as seguintes dicas:


1) Organize sua vida financeira – É interessante evitar gastos excessivos. O seu comportamento de consumo será analisado no momento da possível contratação de crédito.


2) Pague suas contas pontualmente – Realizar o pagamento de contas, ainda que em poucos dias antes do vencimento, podem abaixar o seu score.


3) Mantenha seu nome sempre limpo – Há grandes chances de diminuição em seu score no momento de entradas e saídas constante em listas dos órgãos de proteção ao crédito.


4) Quite ou negocie todas as suas dívidas – A existência de débitos em aberto pode diminuir sua pontuação, por representarem risco de inadimplência.


5) Se possível, faça pagamentos de maneira antecipada – Tal comportamento é bem-visto pelas instituições financeiras e uma maneira simples de aumentar o seu score para conseguir o financiamento imobiliário.


Além disso, há outros elementos capazes de aumentar a chance de conseguir um bom financiamento, mesmo com o score baixo, dentre eles, o bom relacionamento com o banco em que se pretende obter o financiamento imobiliário.



Sendo assim, podemos concluir que manter uma vida financeira saudável e, principalmente, consciente, pode abrir uma nova possibilidade, como facilitar a realização do imóvel próprio.

[1] https://www.serasa.com.br/ [2] https://www.consumidorpositivo.com.br/