• Antônio Vieira

Como saber que chegou a hora de se mudar?

O seu imóvel está lhe incomodando? A atual localização do mesmo não faz mais sentido em decorrência da sua atual condição de vida pessoal e profissional? Bem, pode ser a hora de ir em busca de um novo lugar para você e sua família. Veja as dicas de como identificar essas situações!



O desejo de mudança ele não “vem do nada”, e sim de conjunto de pontos de insatisfação que geralmente não conseguimos juntar os pontos em pouco tempo, essa é a verdade nua e crua!


Falando em uma mudança de Apartamento, existem fatores que podem acarretar em uma dificuldade, como por exemplo o orçamento e oferta de imóveis superiores e sem falar caso você resida de aluguel, a famosa multa contratual e seus acessórios na entrega deste.


Se já tem algum tempo que você se sente incomodado com a mesma situação, posso afirmar que essa insatisfação não vai passar. Mas mais do que isso, importa mesmo é saber se você sabe realmente o que te incomoda, se é a localização, se é o tamanho do seu apartamento, ou de um determinado ou determinados cômodos de forma específica, pois entender e ter ciência destes fatos irão sem sombra de dúvidas influenciar de forma positiva na realização do seu projeto de mudança.


Preparamos para você uma lista dos principais motivos, na qual você olhando para si poderá identificar ou se quer ter mais atenção para determinar seu novo momento:


1) Localização: Morar aqui já não faz mais sentido para mim.

Bem a verdade que a pandemia do novo coronavírus fez com que nos nos questionássemos muito, mas muito acerca da localização de nossos imóveis, e principalmente de onde residimos. O tempo vai passando, e com o chamado isolamento social, aflorou muito a nossa necessidade de estarmos mais próximos de determinados serviços, ter aquele cômodo extra em casa, ou seja, ter mais conforto e comodidade.


Morar próximo a praças, áreas livres onde a prática de esportes prevaleça, pode ter se tornado uma prioridade, como também ter mais farmácias e supermercados na vizinhança também.


Você pode ter ainda tomado a decisão de ter ido morar mais próximo ao trabalho, evitando-se o uso de carro e transporte público, ou até mesmo locais mais afastados tido como aquele local tranquilo, sem agitação. Assim se a localização da sua atual residência está fora da sua rotina, é um sinal que você esta precisando se mudar.


2) O valor do Aluguel + Condomínio: Superando minha realidade financeira

A administração do seu prédio pode não estar sendo bem feita, e/ou dívidas do condomínio podem ser os principais fatores que elevam o valor das taxas mensais pagas pelos condôminos, o que pode ser fato incisivo na sua decisão de se mudar de endereço.


Vale a pena pesquisar o valor da cota condominial de prédios semelhantes na localização de sua residência, que ofereça as mesmas condições. Caso encontre divergências, pode ter chegado a hora da execução da ideia de mudança para um local que esteja convergente com seu momento de vida.


Por lado da questão, muitas pessoas tem dificuldades de acompanhar a alta nos valores de alugueis e bem como nos reajustes em virtude de alta do índice mais comum nos contratos o IGP-M ter dado um salto exorbitante nos últimos meses, temos pessoas que estão percebendo o momento como um incentivo para ter seu imóvel próprio e aplicar seu dinheiro de forma coerente e satisfatória.


Se por um lado muita gente está tendo dificuldades de acompanhar essa alta de valores, outros estão percebendo este momento como uma motivação extra para comprar um imóvel próprio e investir seu dinheiro.


Já pensou em trocar seu apê atual por um novo, ou até mesmo comprar seu primeiro imóvel? Com a Legalize você com certeza pode!


3) Minha Vida financeira melhorou, quero um imóvel mais confortável:

Você que já tem um imóvel próprio sabe que este é um sonho de boa parte dos brasileiros. Uma vez realizado, nasce o desejo de viver da melhor maneira possível, com conforto, e de acordo com o seu atual momento.


Ter uma varanda no apartamento, um quarto suíte e aquela famosa boa localização, de preferência em um dos melhores bairros da cidade, são alguns dos itens a buscar em um upgrade imobiliário.


Se a vida financeira melhorou e pode comportar o investimento em um apartamento de localização superior ao seu, então você já tem motivo suficiente para mudar de apartamento. A tarefa agora é eleger quais as características que você gostaria no seu novo imóvel.


Um primeiro passo pode ser avaliar quanto vale seu imóvel atual , que pode ajudar muito na hora de trocar por um novo com as características que você deseja.


4) O tamanho do meu apartamento, não me atende mais:

Seja porque a família cresceu ou porque deseja criar novos espaços em casa, ou apenas ter possibilidade de receber a família completa, ou mais amigos no mesmo tempo é um motivo para querer se mudar.


Da mesma forma, há quem queira fazer o caminho inverso. Os filhos saíram de casa ou você gostaria de ter uma vida mais prática e compacta. Descobrir que o tamanho do seu apartamento atual não lhe atende é um dos principais motivos para uma mudança.


Agora, pode ser que a sua mudança para um lugar mais confortável dependa exclusivamente da venda do seu apartamento atual, um caso bastante comum. Sendo assim, além de ajudar a vender mais rápido, a Legalize permite que você use seu apê como forma de pagamento por um novo, mais próximo do que você deseja. Falamos mais sobre isso no último capítulo do artigo.


5) Quero morar próximo ao trabalho

Já estamos quase voltando ao verdadeiro “normal” nesta pandemia, que ainda não acabou mas a cada dia se mostra mais controlada, graças a deus! Mas uma das poucas certezas é que a grande da maioria das pessoas passou a valorizar sua casa e consequentemente a sua qualidade de vida. As formas de trabalho foram afetadas e/ou modificadas, onde muitas empresas adotaram novos métodos em um esquema “hibrido” com trabalho presencial em dias específicos ou alternados. E morar perto do seu trabalho (quando necessitar estar lá fisicamente se for o caso), tem suas vantagens, uma delas é não necessitar de carro e/ou transporte público.


6) Preciso do dinheiro, tenho uma outra prioridade.

Pode ser que você esteja precisando de dinheiro para algo que neste momento seja sua prioridade, como investir no seu próprio negócio, assumir uma dívida inesperada, fazer uma viagem ou comprar algo de maior valor. Nestes casos, a venda do apartamento pode ser uma boa opção.


Algo relevante, é levar em consideração o tempo de venda do seu imóvel, uma vez que com base em dados a jornada de compra em média dura em torno de seis meses, assim é preciso entender também como se comporta o seu possível “cliente”.


Está pensando em vender o seu apartamento? A Legalize te ajuda!


Se você avaliou a situação e parece que chegou a hora de vender o seu apartamento, a Legalize te ajuda! No nosso site você pode anunciar seu apartamento gratuitamente para vários interessados. Uma outra opção que pode ser interessante e vem ganhando cada vez mais popularidade é a troca de imóveis. Se o seu plano é vender o apê para comprar outro, a troca pode ser uma boa opção. Faz o seguinte: cadastre seu imóvel na Legalize e comece a pesquisa de outros apartamentos que possam atender sua necessidade. Além disso, em alguns casos a própria Legalize pode se interessar em comprar ou trocar seu apartamento em uma unidade em algum de nossos empreendimentos exclusivos.


E fique bem atento, você pode comprar com a Legalize, seu primeiro imóvel, onde você receberá toda atenção, orientação, direcionamento e cuidado, afinal o importante que é suas necessidades e anseios sejam prontamente atendidos. Acesse nosso site, e agende uma visita no seu novo LAR.