• Toninho Vieira

O que você precisa saber antes de comprar um imóvel

A decisão de comprar um imóvel passa por diversas etapas, por isso, observar alguns detalhes é tão importante. Tanto no âmbito racional, quanto no emocional. Continue lendo para saber mais e escolher a melhor opção!


#legalizeimobiliária #mercadoimobiliário #compradeimóveis #pontenovamg



Muitas pessoas passam a vida inteira sonhando com a casa própria. Independente da classe social, esta é a compra mais cara e importante da vida de qualquer pessoa, por isso diversos fatores interferem para esta decisão. Sendo assim, muitas preocupações (e até mesmo inseguranças) surgem no momento de escolher o seu "lar dos sonhos". Por isso, preparei algumas dicas que você precisa saber antes de fechar negócio. Confira abaixo:



1. Faça um investimento que esteja dentro de seu orçamento


Esta dica se refere àquela famosa expressão popular de "não dar um passo maior que a perna", pois é muito comum que dentro das várias ofertas de imóveis o que mais agrada não cabe no orçamento disponível. Por isso, é necessário encontrar uma proposta que não vai te deixar sem reserva financeira ou acumular dívidas por fazer uma escolha que simplesmente não se adequa ao que você possui.


Outro ponto importante é utilizar de benefícios e opções que sejam mais favoráveis para sua situação, como o saque do FGTS, fazer um consórcio, parcelas que sejam quitadas dentro do prazo e deixar sempre um valor extra para gastos inesperados.



2. Conheça bem o local e os benefícios de comprar um imóvel nesta região


Comprar um imóvel não é algo que se faz como os outros bens de consumo, do tipo que se troca em curto período de tempo. Sendo assim, é preciso analisar bem o local onde vai ser feito este investimento e entender se alcança suas necessidades.


É ideal que sejam feitas visitas ao imóvel, também solicitar o desenho da planta e se possível, levar um profissional que entenda de estrutura, da parte elétrica, de instalações, alguém que acompanhe e tenha conhecimento desses detalhes importantes que podem influenciar na sua decisão de compra.


Se escolher morar num condomínio, precisa saber quais os benefícios inclusos no local como garagem, piscina, salão de festas, e outros serviços disponibilizados.


Além disso, analise bem a região do imóvel, veja quais os comércios locais, conheça a vizinhança, descubra quais as principais vias de acesso, pois no futuro este será um dos lugares que você estará a maior parte do tempo.



3. Estude e busque informações sobre a documentação do imóvel


A documentação é também uma parte muito importante no processo de escolha do imóvel, para evitar situações desagradáveis no futuro. Mantenha sempre contato com o corretor e esclareça as suas dúvidas sobre o pagamento do IPTU, sobre a escritura, registro do imóvel e outras questões burocráticas que devem ser avaliadas com atenção antes de fechar negócio.



4. Defina quais objetivos do investimento neste imóvel


Os objetivos que levam uma pessoa a investir num imóvel podem ser inúmeros e eles devem ser considerados a curto, médio e longo prazo. Com a clareza dos motivos que levam a realizar esta compra - seja para morar um longo período, para alugar, para vender depois de um tempo, entre outras possibilidades - você poderá encontrar a proposta que mais se encaixa com a sua necessidade.



5. Converse com outras pessoas que fizeram este investimento


Cada pessoa tem uma experiência única e diferente no processo de compra do seu imóvel, algumas vezes já passou por situações que você ainda não conhece e, conversar sobre este assunto pode evitar muitas frustrações no futuro.


Por isso, antes de realizar sua compra, converse com quem já fez este investimento, quem está no processo, pois mesmo que sejam outras situações e que tenham comprado o imóvel com uma finalidade diferente da sua, é interessante ouvir alguns relatos para te ajudar a se preparar e se assegurar de algumas eventualidades quando estiver fazendo sua negociação.


E agora, já está pronto para adquirir seu imóvel? O próximo passo é você reler todas as nossas dicas e analisar a sua situação. Lembre–se de que este será um dos maiores investimentos da sua vida, por isso precisa ser feito de maneira consciente e no tempo certo, para que ao finalizar esta etapa, você possa aproveitar bastante e guardar boas recordações de como foi o processo de compra do seu imóvel.

CONTATO

© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ por 3djobs