• Marketing

Saiba por que investir na compra de um imóvel para alugá-lo se tornou uma ótima opção



Alugar um imóvel pode ser considerado um bom negócio na medida em que é visto como um retorno do investimento realizado. E por isso, preparamos algumas dicas fundamentais para que você possa realizar esse investimento com segurança, seja para fins comerciais ou residenciais. Acompanhe.


Escolha bem o imóvel

O primeiro ponto é escolher bem o imóvel em questão. É possível investir tanto na compra de imóveis residenciais como comerciais, já que ambos costumam ter boa demanda.

De qualquer forma, analise a qualidade da construção, os materiais usados no acabamento, as facilidades oferecidas pelo imóvel (condomínio, vagas cobertas, elevadores), a metragem, a planta e outras características importantes.

Se você comprar um apartamento de 50 m², por exemplo, com certeza ele será destinado a jovens casais ou pessoas que moram sozinhas. Nesse caso, é importante que o imóvel seja adaptado às necessidades delas e que o aluguel cobrado seja compatível com a renda de quem você deseja atrair.

Se você está comprando um imóvel comercial para clínicas médicas, por exemplo, o valor cobrado para o aluguel poderá ser mais caro, e o imóvel também precisará ser adaptado às exigências desse público.

Avalie a localização

Outro ponto primordial que fará com que seu investimento traga retorno é a localização. Imóveis bem localizados apresentam aluguéis mais caros. Logo, não deixe de avaliar muito bem o bairro e a região onde ele se encontra.

Analise a possibilidade de expansão e o crescimento do bairro, as atrações de lazer e cultura, a infraestrutura, a rede de transporte público e outros pontos que sejam importantes para o seu público.

Se o seu apartamento for destinado a um jovem casal, é importante que ele fique em uma área com boas opções de lazer e facilidades no transporte, próximo dos pontos com maior concentração de trabalhadores e/ou estudantes.

Já no caso das clínicas médicas, é importante que o imóvel esteja em uma área que ofereça facilidades de acesso.

Lembre-se de avaliar também se existem pontos que poderão valorizar ou desvalorizar o seu imóvel com o passar dos anos, como as construções públicas.

Analise a taxa média de aluguel para a região

Saiba o quanto você poderá cobrar pelo aluguel analisando imóveis semelhantes ao seu. Assim será mais fácil avaliar se o retorno será ou não interessante.

E lembre-se de que esse preço médio poderá depender muito de acordo com os atrativos que o seu imóvel oferece. Se você incluir móveis planejados, ótimos acabamentos e outros itens, poderá cobrar um valor acima da média para a região.

Avalie os demais custos

Além da compra do imóvel, existem outros custos associados, como documentação, Imposto de Renda e reformas.

Caso o imóvel fique desocupado por um tempo, você terá de arcar com os custos de IPTU, condomínio e outros. Coloque tudo isso na ponta do lápis, garantindo que o que receberá com o aluguel será compatível com os investimentos feitos.

Fique atento a rentabilidade do investimento

Para que essa máxima se concretize, no entanto, é preciso calcular a rentabilidade – ou seja, planejar um lucro que alcance e ultrapasse o valor desembolsado.

Qualquer tipo de bem que será lançado para locação deve passar por uma análise a fim de mensurar quanto deve ser pago pelo locatário.

Valores como impostos, reformas, mobílias e semelhantes também devem ser listados para que seja possível somá-los e dividi-los pelo dinheiro a ser recebido pelo aluguel.

Diante de instabilidades que ocorrem não só no Brasil, mas no mundo como um todo, a certeza de um retorno financeiro que não depende do mercado de trabalho é uma garantia de tranquilidade.


Converse agora com um de nossos especialistas pelo WhatsApp ou mande um e-mail para legalize@legalizeimobiliaria.com.br e feche um bom negócio!